PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO (Decreto 54.452 de 10.10.2013 e Portaria 5. 930 de 14.10.2013)


I – Justificativa 

I – promoção de melhoria da qualidade social na Educação Básica e, consequentemente, dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB; 

II – alfabetização a todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental nos termos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; 

III – incentivo à autonomia e valorização das ações previstas nos Projetos Político-Pedagógicos das Unidades Educacionais. 

IV – fortalecimento da gestão democrática e participativa, com envolvimento das famílias.


II – Objetivos Gerais (Art. 21 da Portaria 5930/13)

I – aumentar, gradativamente, o tempo de permanência dos educandos na escola, por meio de ações sistematizadas no contra turno escolar, de caráter educacional que promovam: a) a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem; b) as relações de convívio; c) o enriquecimento do currículo; d) a integração entre os diferentes segmentos da escola. II – potencializar o uso dos recursos e espaços disponíveis ampliando os ambientes de aprendizagem e possibilitando seu acesso a educandos e professores; III – propiciar a recuperação paralela para educandos com aproveitamento insuficiente;


III – Metas Gerais (Art. 22 da Portaria nº 5930/13)

 As atividades curriculares de caráter educacional desenvolvidas no contraturno escolar envolverão ações de cunho social, esportivo ou cultural, articuladas ao Projeto Político-Pedagógico da Unidade Educacional, além das de recuperação paralela. E tem como Metas: - Colaborar na formação de cidadãos capacitados para o mercado de trabalho e mostrar aos mesmos que eles têm diversas possibilidades de crescimento social e que devem aproveitar todas as oportunidades oferecidas por entidades públicas ou privadas ( cursos, bolsas , etc ); - Considerando o Programa “Mais Educação São Paulo”, a unidade intenciona transformar todo espaço de convívio na Escola em ambiente de trabalho colaborativo e solidário para garantir as aprendizagens fundamentais para o alcance dos direitos previstos para cada ano dos ciclos de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral;